• Inicio
  • |
  • Geral
  • |
  • Dois consórcios de MS são selecionados para projeto de fomento às agroindústrias do país

Dois consórcios de MS são selecionados para projeto de fomento às agroindústrias do país

Dois consórcios públicos de Mato Grosso do Sul estão entre os 12 selecionados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que receberão apoio para aderir ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O COINTA (Consórcio intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari) e o CONISUL (Consórcio intermunicipal da Região Sul do Mato Grosso do Sul) são os representantes do Centro-Oeste selecionados para integrar o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país.

O secretário Jaime Verruck explica que a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) tem feito um grande esforço para junto com a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) para aumentar a base de empresas habilitadas no SISBI, permitindo a comercialização de produtos no âmbito nacional.

“Esse edital do MAPA é fundamental para descentralização, mas com objetivo de manter a segurança alimentar necessária dentro dos processos de inspeção. Isso está na linha que a Semagro tem trabalhado com a Iagro de ampliar as bases habilitadas”, explica o secretário titular da Semagro.

O Projeto tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

A iniciativa do Mapa conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci) e da Rede Nacional de Consórcios Públicos.

Fonte: SEMAGRO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima