EUA têm vacina ‘promissora’ para a Peste Suína Africana

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)  encontrou uma vacina para combater a peste suína africana (PSA), uma doença que devastou rebanhos de suínos na China e foi recentemente detectada na República Dominicana e no Haiti.

A vacina, que as autoridades descreveram como “promissora”, forneceu imunidade a um terço dos suínos em duas semanas e proteção total em todos os animais em quatro semanas, de acordo com um estudo.

Ele “poderia desempenhar um papel importante no controle do surto em curso que ameaça o fornecimento global de carne suína”, disse Douglas Gladue, pesquisador do USDA que foi coautor do estudo.

Os pesquisadores dos EUA continuarão a determinar a segurança e a eficácia da vacina em condições de produção comercial e estão trabalhando com um parceiro comercial, a Navetco National Veterinary Joint Stock Company , localizada no Vietnã.

A peste suína africana foi detectada pela primeira vez em 2007 na República da Geórgia e causou perdas generalizadas de suínos na Europa Central e Oriental e na Ásia, às vezes elevando os preços da carne suína em todo o mundo. Os surtos na República Dominicana e no Haiti foram os primeiros detectados nas Américas nos últimos anos. O vírus não infecta humanos.

Fonte: Canal Rural

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima