Plantio de soja atinge 10% da área no Brasil

O clima colaborou na última semana e permitiu o avanço das máquinas no campo para a semeadura da safra 2021/22 de soja no Brasil. Segundo a consultoria AgRural cerca de que 10% da área estimada para este ciclo estava plantada até quinta-feira (07). Os números mostram que o desempenho desta safra está a frente da safra passada. No mesmo período, em 2020/21 estavam semeados apenas 3%.

O melhor desempenho foi observado no Mato Grosso, maior produtor da oleaginosa. O estado já supera a marca dos últimos cinco anos. Conforme dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) plantio já atingiu 20,31% da área projetada até 8 de outubro. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 3,02%.

Outro estado que avançou nos trabalhos foi o Paraná, que só não foi mais acelerado devido ao excesso de umidade no segundo. O Departamento de Economia Rural (Deral) destacou que o índice de semeadura na semana atingiu 16% da área total prevista para o ciclo. No mesmo período do ano passado a semeadura atingia 8%.

Mesmo com chuvas ainda aquém do ideal, também já há plantio na maioria dos outros estados produtores, uma vez que as pancadas recentes já dão condições de semeadura em diversas áreas, num cenário mais promissor do que o da safra passada.

Fonte: Agrolink

Foto: Aprosoja/MS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima