Semagro apresenta potencialidades do Pantanal no MS

A convite da World Resources Institute (WRI Global), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), participou do Webinar da #Initiative20x20 que reuniu autoridades em torno do tema ‘Elementos para um Pantanal Sustentável: protegendo uma das maiores áreas úmidas tropicais do mundo’.

Titular da Semagro, o secretário falou sobre “Conservação, restauração e gestão da sustentabilidade do Pantanal” durante sua participação no webinar. Verruck apresentou aos participantes o Pantanal e suas características, composição de uso e conservação do solo ao longo dos anos e principais atividades econômicas.

“Não se pode trabalhar o Pantanal de forma isolada. Você precisa conhecer toda a hidrografia e as nascentes que abastecem a área úmida. O Pantanal não é alagado o ano todo muito pelo contrário. Então são necessárias ações nas nascentes. Além de ser necessário conhecer o país vizinho suas normas e os estados que também que fazem parte. Temos que trabalhar todos juntos porque o bioma é um só”, afirmou o secretário durante a apresentação.

O evento contou com a mediação de Walter Vergara, Coordenador da Iniciativa 20×20 e Membro Sênior da World Resources Institute (WRI) e a abertura com Gaston Fulquet (Coordenador Regional da Wetlands International LAC) seguido por um Painel de Discussão com Kristell Hergoaulch (Cientista Sênior do Centro de Pesquisa Florestal Internacional – CIFOR) e Rafaela Nicola (Diretora da Wetlands International Brasil).

O que é a Iniciativa 20×20?

A Iniciativa 20×20 é um esforço que busca mudar a dinâmica da degradação da terra na América Latina e no Caribe, começando a proteger e restaurar 50 milhões de hectares de florestas, fazendas, pastagens e outras paisagens até 2030. A iniciativa — lançada formalmente na COP 20 em Lima em 2014 — apoia o Desafio de Bonn e a Declaração de Nova York sobre Florestas, compromissos globais de trazer 350 milhões de hectares das terras desmatadas e degradadas do mundo para restauração até 2030.

Fonte: Semagro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima