• Inicio
  • |
  • Geral
  • |
  • Agroindústria de doce de leite recebe o primeiro Selo Arte de Mato Grosso do Sul

Agroindústria de doce de leite recebe o primeiro Selo Arte de Mato Grosso do Sul

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) entregou na última sexta-feira (11) o primeiro Selo Arte de Mato Grosso do Sul. A certificação de produto artesanal foi entregue à agroindústria Doce de Leite Ponto alto, do produtor rural, Wilson Igi.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, fez a entrega oficial na propriedade em Alvorada do Sul, e destacou que o empreendedorismo se dá a partir de ações como esta que agregam valor com qualidade a produtos locais. “Esse produtor está agregando valor ao leite e poderá comercializar o produto no Brasil inteiro. O selo Arte é uma oportunidade para expandir a comercialização com certificação sanitária adequada, e a tendência é que venham mais produtores de outros seguimentos conquistando a certificação”.

O Selo Arte é a forma de regularização dos produtos alimentícios de origem animal, que são produzidos de forma artesanal. Somente após a conquista deste selo o produtor pode comercializar seus produtos para outros estados. A partir de agora, o doce de leite Ponto Alto poderá ser comercializado em todo o país, por meio do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

“Foi um longo trajeto até a conquista do Selo Arte. Quando comercializávamos apenas o leite, poucas vezes recebíamos pela qualidade, pagavam apenas pelo volume. Foi então que decidimos agregar valor ao leite e, entre o queijo e o doce de leite, optamos pelo produto mais valorizado e com menor concorrência no mercado”, explica Igi.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, quando o Selo Arte foi regulamentado, 52 Selos Arte foram concedidos, sendo a maioria para produtores rurais de Minas Gerais, grandes produtores de queijo. O doce de leite Ponto Alto, de Mato Grosso do Sul, é o primeiro da categoria a receber o Selo.

Fonte: SEMAGRO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima