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Começam as obras do acesso à região portuária de Murtinho, investimento de R$ 25 mi

Começaram nesta quarta-feira (1º) as obras de pavimentação do acesso à região portuária de Porto Murtinho, investimento de R$ 25,2 milhões que incrementa a infraestrutura de transportes e transforma o município em importante polo exportador do Estado. Os recursos são oriundos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e o prazo para conclusão é de 300 dias.

Obras do contorno rodoviário de Murtinho

Obras do contorno rodoviário de Murtinho

Serão pavimentados 7,19 quilômetros entre a BR-267 e a região dos portos, ao Sul da cidade. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos de 2,5 metros. A empresa responsável pela obra é a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a pavimentação do acesso é parte de um plano para reforçar a estrutura logística de Murtinho e toda região Sudoeste do Estado. O município já está com dois terminais portuários em atividade e tem previsão da construção de um novo terminal, além de ser eixo da Rota Bioceânica que abrirá caminho para os produtos brasileiros nos portos do Chile com destino ao mercado asiático.

Estrutura

Estrutura portuária passou por ampliação

Estrutura portuária passou por ampliação

Recentemente o Terminal de Embarque da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) passou por forte incremento e ampliou sua capacidade de operação, e entrou em atividade o Terminal da FV Cereais, com previsão de exportar 2 milhões de toneladas de soja neste ano (o que representa 20% do total da safra do Estado). Soma-se a esses investimentos a construção de um pátio com capacidade para receber até 400 caminhões que trazem cargas para embarcar nos terminais, já concluído.

Porto Murtinho se consolida, portanto, como portão de saída dos produtos sul-mato-grossense para exportação, utilizando a Hidrovia do Rio Paraguai como meio de transporte. O baixo custo do frete hidroviário viabiliza o transporte, aponta Verruck. Fato que tem atraído investimento pesado à região.

Verruck, durante visita a Murtinho em 2019

Verruck, durante visita a Murtinho em 2019

“Desde 2014 o governo Reinaldo criou um Programa de Incentivos à Exportação para potencializar o uso dos portos e, principalmente, da hidrovia. Houve uma consolidação desse projeto com a instalação e ampliação desses portos. Por outro lado, fomos instados a oferecer uma infraestrutura ao município, que não dispunha de um acesso adequado”, explicou o secretário.

Portanto, o investimento que o Estado faz, agora, na construção do contorno rodoviário, consolida o projeto de expansão da capacidade portuária e de incremento da Hidrovia do Paraguai, que se transforma em importante rota para escoamento da produção sul-mato-grossense via portos da Argentina, do Uruguai, e de lá ao resto do mundo. “Essa obra melhora o acesso à região portuária, facilita o dia a dia na cidade, que já não estava suportando o tráfego pesado, e dá qualidade de vida à população”, finaliza Verruck.

Rota Bioceânica

Projeto da ponte sobre o Rio Paraguai

Projeto da ponte sobre o Rio Paraguai

Todos esses investimentos acontecem antes ainda da consolidação da Rota Bioceânica, ligação rodoviária entre os Oceanos Atlântico e Pacífico e que tem Porto Murtinho como eixo. Obra emblemática da Rota será a construção de uma ponte sobre o rio Paraguai, 12 quilômetros à direita da cidade fazendo a ligação com a localidade de Carmelo Peralta, no Paraguai.

No lado paraguaio está em execução uma ambiciosa obra de pavimentação ligando a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, na fronteira com Porto Murtinho, a Loma Plata (Boqueron). São 227 quilômetros da rodovia PY-09 chamada de transchaco que só deve ser concluída em 2023. Desse total, já foram entregues pouco mais de 60 quilômetros.

Foto da capa: Toninho Ruiz/Porto Murtinho

Fonte: SEMAGRO

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