• Inicio
  • |
  • Agricultura
  • |
  • Crédito rural e assistência técnica elevam resultados na atividade agrícola

Crédito rural e assistência técnica elevam resultados na atividade agrícola

O treinamento viabilizado pela Semagro, com a participação decisiva do Secretário de Estado Jaime Verruck, para a Agraer, junto ao Banco do Brasil, para implementação do Plano Safra 2020/21, começou a surtir efeito no campo.

Na semana passada, o servidor da Agraer de Ivinhema Arizoly Mendes fez mais uma visita de acompanhamento técnico e vistoria no Sítio “Bem-Me-Quer” de propriedade do Sr. Raulino A. Lenzi, localizado na Gleba Azul, em Ivinhema. A propriedade possui cerca de 45 hectares de pastagens, as quais são divididas em 20 piquetes de capins de variedades MG5, MG4, Piatã e Brizantha, onde o proprietário mantém 45 Unidades Animal (U.A.). Cada U.A. corresponde a um animal de 450 Kg.

Para complementar a alimentação do rebanho, o produtor utiliza como suplementação, o concentrado proteico e energético, além de suplementação mineral adequada, conforme Projeto Técnico elaborado pela Agraer. O Projeto foi financiado pelo Banco do Brasil, com recursos do Pronaf.

A orientação técnica preconizada pela equipe da Agraer/Semagro dá uma atenção especial ao calendário de vacinação às diversas categorias animais.

O produtor faz produção de carne e leite, esta para obtenção de renda mensal. Nas fotos, podem ser vistos animais de corte, adquiridos com recursos do financiamento.

nimais de corte, adquiridos com recursos do financiamento em propriedade rural de Ivinhema (Fotos: Agraer)

O rebanho de corte foi adquirido com recursos do Plano Safra 2019/20, mais exatamente, em dezembro de 2019. Com um ano de idade, em média, e, aproximadamente, 11 arrobas/cabeça. Atualmente esses animais estão com cerca de 20 meses de idade e pesando, em média, 18 arrobas, demonstrando ótimo desempenho de ganho de peso. Essa performance deve-se ao manejo rotativo de pastagens, acesso à água limpa e fresca, sombreamento e demais cuidados nutricionais e sanitários preconizados pela Assistência Técnica.

“O bem-estar animal contribui efetivamente para uma perspectiva de retorno econômico”, comenta Arizoly Mendes.

A família está satisfeita com os resultados e pretende para essa safra 2020/21 implantar um sistema de suplementação com a variedade BRS Capiaçu, com suplementação proteica e mineral no cocho, para 100 novilhos de 01 a 02 anos, através de projeto a ser elaborado pela Agraer, e apresentado ao agente financeiro, com recursos do Plano Safra 2020/21.

“O sucesso do primeiro projeto foi tão grande que o produtor pretende quitar antecipadamente o financiamento, como estratégia para aumentar o limite de crédito na próxima operação”, destacou Arizoly.

“O Secretário Jaime sempre nos incentiva a investir em capacitação para prestarmos um serviço qualificado aos agricultores. Creio que investimentos em treinamento estão valendo a pena e, quem ganha, é o nosso agricultor”, constata o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.

Fonte: Agraer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima