• Inicio
  • |
  • Soja
  • |
  • Já observou que os materiais de soja mais recentes estão cada vez mais produtivos, porém mais sensíveis aos estresses climáticos? 

Já observou que os materiais de soja mais recentes estão cada vez mais produtivos, porém mais sensíveis aos estresses climáticos? 

O aumento da produtividade da soja se dá devido ao melhoramento genético ter tornado as plantas mais eficientes em diversos mecanismos fisiológicos, como por exemplo o aproveitamento de nutrientes disponíveis no meio. No entanto, pode ser observado que as plantas de soja estão com menor índice de área foliar e menor volume radicular ficando, portanto, mais suscetíveis aos estresses edafoclimáticos. Devido a estes fatos, cada folha e cada radicela possuem cada vez mais importância na composição da produtividade. 

Reduzir o estresse vegetal desde a semente pode ser a chave da produtividade alcançada. Para iniciar o plantio, o tratamento de sementes com inoculantes e estimulantes é fundamental para que a germinação e emergência das plantas ocorra mais uniforme possível.  Neste sentido, utilizar produtos que não danifiquem tanto as sementes quanto os inoculantes é um desafio enfrentado diariamente pelo campo, pois de nada adianta a germinação ser uniforme se o produto gerar mortalidade dos inoculantes ou danos nas sementes. 

Por este motivo, o CellerUP acaba sendo um produto fundamental, pois além de proporcionar melhor germinação, arranque inicial e uniformidade no estande, promove estímulos ao enraizamento ao longo do ciclo, o que permite à planta continuar nodulando até R5. Além disso, o CellerUP possui a característica de redução de estresse podendo ser aplicado em outras fases, como R1 – reduzindo o estresse e estimulando o enraizamento das plantas de soja.

É importante salientar que o papel dos estimulantes não está somente ligado ao processo de germinação, mas também no desenvolvimento em todo ciclo vegetal.   Neste sentido, outro desafio ao longo do ciclo é fazer com que as plantas melhorem sua arquitetura, permitindo melhor ventilação, o que também é responsável pela redução do estresse e, consequentemente, redução na senescência foliar e redução do abortamento floral. 

Existem diversos mecanismos fisiológicos sendo adotados, como por exemplo o produto HuB, que possui em sua composição ácidos carboxílicos que interferem diretamente na emissão de novas gemas produtivas e melhoram a arquitetura vegetal. Além disso, ocorre o engrossamento da haste principal, melhorando assim o fluxo de seivas tanto no sentido acrópeto como no basípeto. 

Com a crescente oferta de produtos neste segmento, o produtor muitas vezes fica em dúvidas quanto à escolha do produto a ser utilizado, pois muitas vezes desconhece exatamente o que o produto se dispõe a fazer. Por este motivo, a West Fertilizantes sempre desenvolve seus produtos juntamente com as principais instituições de pesquisa, garantindo aos produtores a eficácia e o posicionamento ideal a ser utilizado. 

Braitner L. G. Andrade é coordenador de Desenvolvimento de Mercado West Fertilizantes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima