• Inicio
  • |
  • Milho
  • |
  • Mato Grosso do Sul começa colheita do milho com projeção de 72 sacas por hectare

Mato Grosso do Sul começa colheita do milho com projeção de 72 sacas por hectare

Mato Grosso do Sul deu início neste mês à colheita do milho segunda safra. Com 1,900 milhão de hectares cultivados, tem produtividade média esperada de 72 sacas por hectare e projeta uma produção total de 8,195 milhões de toneladas.

Todas essas informações constam no mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado). O documento foi elaborado a partir de levantamento feito por técnicos do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) na segunda semana de julho.

Em contatos com empresas de assistência técnica, produtores e sindicatos rurais, eles apuraram que até sexta-feira (10) as colheitadeiras haviam avançado por 2,1% da área plantada em território sul-mato-grossense, o equivalente a 40.359 hectares.

Na região Norte, Alcinópolis já colheu 30% do que cultivou e tem o maior índice estadual. Chapadão do Sul chegou a 5%, Costa Rica passou de 3% e São Gabriel do Oeste estava em 2,1%.

O Siga-MS apurou ainda que na região Centro, Campo Grande e Nova Alvorada do Sul aproximam-se de 4%, enquanto Rio Brilhante alcançou 5% e Sidrolândia passa de 4%.

No ciclo anterior, 2018/2019, Mato Grosso do Sul cultivou de 2,173 milhões de hectares de milho segunda safra e produziu 12,157 milhões de toneladas, com produtividade média ponderada de 93,23 sacas por hectare, segundo a Famasul.

O volume menor esperado para esse ano vai além da redução da área plantada, conforme a entidade. Primeiramente, a implantação de 71% das lavouras até 13 de março, que era a melhor janela para plantio.

“O fator determinante para que haja essa redução de produtividade é o clima, com estiagens e irregularidades nas chuvas, pois podem prejudicar o desenvolvimento fenológico e reprodutivo da cultura”, pontua.

Fonte: Dourados News

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima