Revista VIDA RURAL - Orgulho de ser do campo
Home > Clima e Tempo > Após passagem de ciclone bomba, massa de ar polar derruba temperatura no Sul

Após passagem de ciclone bomba, massa de ar polar derruba temperatura no Sul

A quinta-feira, 2, começa com muito frio no Sul do país, após a passagem de um ciclone extratropical, que se caracterizou como um ciclone bomba, causar chuva forte, ventania e queda de granizo. Neste momento, uma intensa massa de ar frio avança pela região e derruba as temperaturas.

Em Dom Pedrito (RS), as mínimas da madrugada ficaram em 3 °C, com sensação de 0,1 °C. Quaraí (RS) teve 3,3 °C, com sensação de -1,6 °C e São José dos Ausentes (RS), 2,1 °C. Em Santa Catarina, os destaques de baixas temperaturas foram em Bom Jardim da Serra, com -0,6 °C, Rio Negrinho, com  4,7 °C e sensação de 3,8° C e Campos Novos, com 4,9 °C, com sensação de 0,7 °C.

Já no Paraná, as mínimas caíram para 1,8 °C em Castro, em 1,4°C  mas com sensação de -2,8 °C em Inácio Martins e  em General Carneiro, 2,9 °C, com sensação de 0,2 °C.

Segundo a Somar Meteorologia, a madrugada ainda teve registro de chuva em algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, essa disponibilidade de umidade somada às baixas temperaturas favorecem a ocorrência de chuva congelada.

Enquanto isso, o tempo segue firme e com poucas nuvens em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, há muita nebulosidade associada a frente fria mas sem registro de chuva durante a madrugada.

Na costa do Nordeste, os ventos de leste seguem trazendo umidade, com muitas nuvens e chuva fraca na área litorânea. No interior da região, o tempo segue seco, assim como no Tocantins e grande parte do Pará. Em Amazonas, Amapá, Roraima e oeste do Pará, há a presença de nuvens de chuva.

Fonte: Canal Rural

Artigos relacionados
Características ajudam eucalipto na adaptação ao clima
Clima atrapalha e colheita do milho avança a passos lentos no Estado
Tempo seco deve permanecer nos próximos meses


Deixar um comentário