Especialistas discutem opções sustentáveis de produção agropecuária

Cerca de 1300 pessoas participam do VI Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) do estado de São Paulo. O evento virtual, que ocorre nesta quinta (19) e sexta-feira (20), vai apresentar soluções para o adequado manejo desses modelos sustentáveis de produção.

O painel “Culturas em sistemas ILPF” abre o simpósio nesta tarde, às 16h, com a presença de especialistas para discutir as vantagens de consorciar culturas agrícolas com pecuária, apresentar opções de forrageiras para esse modelo e novas tecnologias. Pesquisadores também vão demonstrar resultados que comprovam os benefícios da pastagem a culturas, como a soja, entre outros temas relacionados à integração.

Na sequência, o foco será o componente arbóreo, no painel “Árvores no Sistema ILPF”, com início às 17h30 com a participação de cientistas da Embrapa.

Na sexta-feira (20), temas como sustentabilidade, bem-estar animal, certificação de propriedades, mudanças climáticas estarão em destaque nos dois painéis que fecham o simpósio.

Esta é a primeira edição que o evento, organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), é feito de forma virtual.

“O formato virtual superou nossas expectativas com público recorde, mais de 1200 inscritos de várias regiões do país”, enfatizou uma das organizadoras, Carolina Soave, estudante do Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ). Para o pesquisador Alberto Bernardi, que também está na organização do simpósio, o grande interesse e procura pelo evento também se deve aos temas que serão abordados e à qualidade dos palestrantes convidados.
“Serão discutidos temas atuais relacionados ao cultivo da soja, milho e pastagens, árvores em sistemas integrados, produção e bem-estar animal, além de aspectos ambientais e de certificação dos sistemas integrados. Os palestrantes são grandes especialistas e mostrarão os caminhos para alcançar a intensificação sustentável. Haverá espaço para o público participar do debate, o que certamente vai tornar o evento ainda mais atrativo e atual”, destaca Bernardi.

Confira a programação aqui. O evento será on-line, das 16h às 19h, pelo YouTube.

Fonte: Embrapa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima