Revista VIDA RURAL - Orgulho de ser do campo
Home > Educação > Metodologia do programa de aprendizagem do Senar estimula protagonismo jovem no mercado de trabalho

Metodologia do programa de aprendizagem do Senar estimula protagonismo jovem no mercado de trabalho

“Aprender fazendo” é a regra básica do Programa Senar Jovem Aprendiz Rural (Seja). Teoria e prática andam de mãos dadas nas aulas da capacitação que acontece em parceria com empresas agropecuárias de Mato Grosso do Sul. A metodologia promove o desenvolvimento profissional de jovens, a formação profissional rural, melhora autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Este é o tema da editoria ‘Educação no Campo’ desta semana.

O desafio é preparar o jovem para atender a demanda do mercado de trabalho. As aulas são práticas, lúdicas, e o ciclo de aprendizagem é vivencial. Questões como organização, organograma das empresas, rotinas e gestão também fazem parte da programação do curso.

“Nas aulas de matemática, por exemplo, os alunos aprendem sobre juros simples e compostos e medidas agrárias, e tudo é aplicado no campo com medições de pastos, cilindros, entre outros. No conteúdo de administração rural, eles conhecem todas as etapas da produção, do cultivo ao escoamento, aprendem como abrir e gerenciar uma empresa”, explica a instrutora do Senar/MS, Eionyr Moraes Barbosa.

“Entender sobre produção e a distribuição da matéria-prima da cidade onde moramos, compreender a logística, quantos litros de combustível será necessário para este transporte. A vivência é item obrigatório para a fixação do conteúdo e fundamental para quem pretende atuar na área rural, no comércio ou na indústria”, complementa.

Para Marcos Antônio Simões, que também é instrutor do Seja, a técnica leva situações reais para a rotina de trabalho. “Pensamos estrategicamente em diferentes formas de apresentar o conteúdo para provocar o interesse do aluno e facilitar o aprendizado”, afirma. 

Capacitação gratuita – Além do Seja, o Senar/MS tem no seu portfólio outros programas e Projetos Especiais como o Empreendedor Rural, Mulheres em Campo, Negócio Certo Rural, entre outros.

Ficou interessado? Procure pelo sindicato rural do seu município e confira tudo que o Senar Mato Grosso do Sul oferece gratuitamente à população. Aproveite para conhecer outras linhas de ações oferecidas pela instituição.

Fonte: Famasul



Deixar um comentário